Páginas

domingo, 8 de agosto de 2021

Citizenship


Das novidades deste novo momento, talvez uma das mais interessantes seja a consciência de aprendizagens mais remotas como, por exemplo, o significado das palavras. 

Uma dessas palavras é cidadania. Gosto de ser e de me perceber cidadã. Particularmente, quando refiro-me à minha cidadania brasileira. Admito até um certo ufanismo no que diz respeito à língua portuguesa e, por consequência, ao Hino Nacional e a muitas obras de nossos poetas, compositores, escritores. Gosto também de nossos símbolos mais tangíveis, como a Bandeira Nacional e o que ela representa e pode representar ~ sua história, suas divergências, suas incoerências, nossas belezas,... Enfim, não tenho muitos pudores em relacionar a minha cidadania ao meu patriotismo meio ufanista.

Outra palavra cujo significado me intriga é partido. De acordo com o dicionário Priberam, 'partido' tem sua origem no latim, partitus. Como adjetivo, pode referir a algo que foi dividido em partes. Como substantivo, uma das definições é 'a união de muitas pessoas para um determinado fim; parcialidade, facção, bando', entre outras.

Na verdade, eu sempre soube o significado dessas palavras. A grande diferença, no entanto, está justamente na consciência daquelas aprendizagens remotas. É diferente quando temos ciência do termo. 

Hoje consigo compreender que a minha cidadania ufano-patriótica admite 'a união de pessoas para um determinado fim', desde que seja um bom fim para o meu País. Entendo também que a parcialidade pode ser necessária mas, particularmente, não admitirei a ação de facções ou bandos dispostos a dilapidar quaisquer das nossas riquezas ~ das intangíveis às mais palpáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário